No seu primeiro dia de aula, não se engane: a faculdade não é apenas o que está diante dos seus olhos ou na ementa do seu curso. Há muitas experiências na vivência universitária que não te premiam com notas, mas sim, com bagagem para a vida adulta e para o mercado do trabalho. Algumas delas, de tão importantes, deveriam ser obrigatórias. Porém, por não serem impostas pela instituição ou qualquer órgão é exatamente o que torna essas atividades especiais. Conheça agora esse universo e aprenda a tirar o máximo do seu período universitário:

ENTRE PARA A EMPRESA JÚNIOR

Enquanto você não consegue um estágio fora da faculdade, as empresas júnior funcionam como um laboratório para você aplicar o que aprende na salas de aula. Essas instituições também servem para você conhecer gente do meio e expandir o seu networking. Além disso, as empresas júnior incrementam o seu currículo – que a essa altura ainda deve estar bem vazio – e te ajudam a conseguir futuras experiências no mercado de trabalho fora da faculdade.

FAÇA PARTE DA ATLÉTICA DO SEU CURSO

Acredite, não é só sobre bebedeira, festas e curtição. O dia a dia de uma atlética é mais complexo do que você pensa. Há setores de operação, financeiro, de eventos e, é claro, esportes. Fazendo parte de qualquer um desses setores, você aprende a montar orçamentos e a trabalhar com planilhas eletrônicas na marra.

Com essa dinâmica verdadeiramente empresarial, se torna necessário trabalhar em grupo, lidar com crises e todas as dificuldades inerentes. Além disso, você conhece pessoas de outras faculdade, que no futuro serão seus concorrentes e colegas de trabalho. É claro, tudo isso com o bom humor e descontração que a galera das atléticas sempre tem.

LANCE OU PARTICIPE DE UM PROJETO

Na faculdade, você tem todas as ferramentas necessárias para empreender: amigos com interesses em comum e vontade de botar a mão na massa como você, professores experientes no mercado, livros, laboratórios e um mercado interno de pessoas. Por isso, não poupe a criatividade. Participe do jornal, da rádio, de projetos de extensão ou crie você mesmo algo interessante. Essa fase, rodeado de conselheiros e gente com “know how”, é ótima para você aprender a assumir responsabilidades empresariais, mas que num pequeno porte.

AUMENTE A SUA BAGAGEM CULTURAL

Durante todo o curso, duelarão pela sua atenção obras literárias ou audiovisuais que podem parecer completamente “inúteis” e outras que terão potencial para mudar a sua vida. Tenha, individualmente, discernimento para identificar quais são importante e devore-as. Nenhum professor, principalmente no meio universitário, vai te dar tudo mastigado. Aborde-o para falar de algum livro ou filme complementar, peça indicações e pesquise sobre eles. A faculdade é um momento crucial para você ampliar a sua bagagem cultural, por isso, invista no próprio intelecto. Esse conhecimento será necessário para você se diferenciar no mercado e se destacar na carreira.

VÁ AO BAR

A faculdade não é só o que acontece dentro da sala de aula. A faculdade, para ser inteiramente vivida, precisa ser explorada. Conheça o centro acadêmico do seu curso, vá para o bar. Mesmo se você não bebe, vale a pena curtir algumas tardes ou noites no bar com a galera da sua sala – ou com qualquer outra turma da faculdade. O ambiente descontraído vai te fazer criar laços, firmar amizades e ganhar intimidade com as outras pessoas, te fazendo realmente viver a época da faculdade. Mas obviamente, curta esse momento sem atrapalhar o seu tempo de sala de aula.

Além de fazer amizades, o bar é o primeiro e mais importante networking que você vai ter na sua vida: os contatos que você fizer dentro do bar podem te ajudar no futuro próximo quando você menos espera. Por isso, nunca diga não ao bar. Lá, além de cerveja gelada (que já vale a ida), também tem seus futuros companheiros de trabalho. Pode apostar!

por João Vítor Castanheira

FONTE: https://www.preparadopravaler.com.br/noticia/da-sala-de-aula-ao-bar-5-dicas-de-aproveitar-a-faculdade-de-verdade_a20190/1