Pra você que cursa algum curso de Comunicação Social nós selecionamos algumas dicas de filmes que abordam o mundo da comunicação.  Alguns mostram o dia a dia de quem trabalha ou estuda nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, outros propõem uma reflexão sobre a ética nessas profissões. Uma boa pedida para aproveitar o recesso das aulas sem perder o ritmo da Faculdade.

Jornalismo:

1. A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty)

Walter Mitty (Ben Stiller) é o gerente de uma loja de produtos fotográficos. Quando um negativo que iria na capa da última edição da revista Life desaparece, ele é obrigado a entrar em uma aventura para recuperá-lo.

2. Depois Daquele Beijo (Blow-Up)

Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda perseguido por jovens mulheres que sonham em se tornar grandes modelos. Um dia, ao tirar uma foto de um casal aleatório, ele descobre algo surpreendente.

3. O Abutre (Nightcrawler)

O que acontece quando alguém sem o menor preparo assume o comando das câmeras? Para entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) registra crimes chocantes e vende a história para veículos interessados.

4. Spotlight – Segredos Revelados

O filme é baseado em uma história real, onde jornalistas do Boston Globe, nos Estados Unidos, investigam uma série de abusos sexuais contra crianças cometidos por membros da Igreja Católica. O que acabam descobrindo é que líderes religiosos acobertaram os casos, ao invés de punir os padres responsáveis.

5. Todos os Homens do Presidente (All The President’s Men)

Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate. O resultado foi a queda do presidente Richard Nixon.

Publicidade e Propaganda:

1. A Conquista da Honra (Flags Of Our Fathers)

O filme conta a história de como três soldados americanos foram usados como instrumento de propaganda na Batalha de Iwo Jima, pelo governo dos Estados Unidos, a fim de arrecadar dinheiro para a guerra.

2. Amor por Contrato (The Joneses)

Os Jones formam uma família aparentemente perfeita. A situação provoca a inveja dos vizinhos, porém eles não formam uma família de fato e são, na verdade, funcionários da empresa LifeImage. O plano foi criado para uma nova estratégia de marketing da empresa, que resolveu inserir famílias em mercados de luxo para dar vida aos seus produtos.

3. Marcado (Branded)

O filme retrata um mundo em que as ações da sociedade são ditadas pela publicidade. Misha era um publicitário bem sucedido até acontecer uma tragédia durante uma de suas criações profissionais, o que o leva a se exilar por um período de dez anos. Após esse tempo, ele retorna e nota que o mundo está radicalmente alterado e passa a ter visões de viaturas que conseguem influenciar o pensamento das pessoas.

4. Do Que as Mulheres Gostam (What Women Want)

Após sobreviver a um grave acidente, o publicitário de Chicago Nick Marshall (Mel Gibson) passa a ouvir misteriosamente a mente das mulheres, e usa isso para seu proveito e da empresa em que trabalha.

5. O Lobo de Wall Street (The Wolf Of Wall Street)

Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um corretor da bolsa de valores, e funda uma empresa que vem a se tornar um verdadeiro império. Ele enriquece de forma rápida, porém ilegal: através de uma “falsa propaganda”, induz os clientes a investirem em ações de pouco valor.

Relações Públicas:

1. A Grande Virada (Jerry Maguire)

Jerry Maguire (Tom Cruise) é um agente esportivo bem-sucedido. Numa noite escreve uma declaração sugerindo que agentes tenham menos clientes e passem a usar um tratamento mais humano. Este fato provoca sua demissão e Jerry começa a perder todos os seus clientes, sendo obrigado a focar em seu único cliente, um temperamental jogador de futebol americano (Cuba Gooding Jr.).

2. Menina dos Olhos (Jersey Girl)

Um assessor de imprensa até então bem sucedido perde a esposa e o emprego, sendo obrigado a voltar para a casa de seu pai no subúrbio de Nova Jersey, para criar sozinho sua pequena filha. Aprendendo a focar menos no trabalho e dar mais valor para sua vida pessoal.

3. Mera Coincidência (Wag The Dog)

O presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), poucos dias antes da eleição, se envolve em um escândalo sexual. Para que o caso não venha a tona, seu assessor entra em contato com um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para forjar uma guerra e distrair os eleitores antes das votações.

4. Obrigado Por Fumar (Thanks For Smoking)

Nick Naylor (Aaron Eckhard) é responsável por divulgar grandes empresas de cigarros nos Estados Unidos. Ele passa a manipular informações a fim de diminuir os riscos do cigarro em programa de televisão.

5. Por Um Fio (Phone Booth)

Um executivo antiético no trabalho recebe uma ligação em um telefone público e ouve que será baleado se desligar o telefone.