Além de engrandecer o seu currículo e abrir portas no mercado de trabalho,aprender outros idiomas agrega valor pessoal e também pode ser bem divertido. Infelizmente, o português não é uma língua muito falada em outros lugares do mundo e, por isso, é muito importante que você se dedique a aprender outros idiomas. Já o inglês e o espanhol são idiomas básicos e bastante populares.

Pensando nisso, muitos estudantes do ensino médio que estão se preparando para o vestibular podem sentir-se indecisos sobre qual desses idiomas estudar, principalmente devido às questões de língua estrangeira presentes no ENEM. Ainda, ao entrar na Universidade, espera-se que o aluno tenha o domínio de um outro idioma, visto que há vários textos teóricos e livros na bibliografia complementar da maioria dos cursos que encontram-se em língua estrangeira.

Quer ajuda para escolher qual o melhor idioma para a graduação: inglês ou espanhol? Acompanhe o post de hoje!

1. Por que aprender inglês?

Saber inglês é quase uma obrigação

Hoje em dia, as multinacionais exigem o domínio da língua inglesa. Algumas organizações, inclusive, adotam-na como idioma oficial e as reuniões são feitas em inglês como se isso fosse a coisa mais normal do mundo.

Então, lembre-se que você irá concorrer com muitas pessoas fluentes em inglês e que estarão à sua frente no mercado de trabalho. Algumas empresas descartam currículos que não possuem a fluência em língua inglesa nas qualificações. Por isso, comece a estudar este idioma o quanto antes!

Mais acesso às informações

Se você não fala inglês, perderá mais da metade de todo o conteúdo publicado na internet, pois 56% do que é divulgado na rede é na língua inglesa. Por exemplo: sites de revistas e jornais estrangeiros, publicações acadêmicas e científicas, alguns filmes e documentários só estão disponíveis em inglês. Você não quer ficar de fora de tanto conhecimento, não é mesmo?

Mais oportunidades em Universidades fora do Brasil

Pretende fazer intercâmbio? A maioria das melhores Universidades do mundo estão localizadas em países que possuem o inglês como idioma oficial. Além disso, muitas outras oferecem curso online (e até gratuitos) de inglês, uma oportunidade que você não pode perder!

Viajar pelo mundo tranquilamente

Você vai saber se virar em qualquer lugar do mundo se tiver o domínio da língua inglesa, até mesmo nos locais em que ela não é a língua nativa, pois sempre haverá alguém que compreende ao menos o básico do inglês. Assim, você poderá se comunicar com mais facilidade e viajar sem medo.

2. Por que aprender espanhol?

Mercosul

Nos últimos anos, a América Latina tem se destacado devido ao seu grande crescimento tecnológico, industrial e econômico. O espanhol é o idioma oficial dos países que participam desse grupo e, por isso, possui um papel de extrema importância para quem quiser ter acesso a este maior mercado sul-americano.

Se você trabalhar para uma empresa interessada em vender os seus produtos ao enorme mercado da América do Sul, precisará falar o espanhol.

Importância Internacional

O espanhol é a segunda língua mundial usada na comunicação internacional, principalmente no comércio, e a terceira língua internacional de diplomacia, política, cultura e economia. Além disso, há mais falantes nativos de espanhol do que de inglês ao redor do mundo.

O espanhol e o português são línguas irmãs

Nem todo mundo sonha em ir para os EUA e prefere falar inglês. Muitos possuem maior facilidade com espanhol e querem conhecer a América Latina. Já que o espanhol e o português derivam do latim e apresentam muito em comum, a aprendizagem da língua espanhola se torna mais simples.

Intercâmbio

Está planejando um intercâmbio na América do Norte e acha que não precisa do espanhol? Muito pelo contrário! A língua espanhola é o idioma estrangeiro mais popular, sendo ensinado nas escolas e universidades nos EUA e Canadá.

Fonte – Fumec