Muitos estudantes encaram o fim de ano como sinônimo de desespero, devido a todas as provas finais e trabalhos a serem entregues. Sem contar que, para alguns, é a última chance de conseguir alcançar a média e evitar a repetência.

Para não deixar que isso aconteça, é preciso muito esforço e dedicação, principalmente durante os primeiros semestres de aula, pois, se você for bem neles, pode passar o resto do ano tranquilo em relação às notas e começar a curtir as suas férias mais cedo. Então, o melhor a se fazer é criar um hábito de estudos desde o início do ano para se adaptar e não deixar que isso se torne uma tarefa cansativa depois.

Tem dificuldades em relação a isso e não sabe pode onde começar? Acompanhe agora algumas dicas que podem ser úteis para lhe ajudar a estudar!

1- Trace metas de estudo

Primeiramente, você deve ter em mente quais são os objetivos a serem alcançados, por exemplo: “hoje irei estudar Português até o capítulo 5”, “amanhã farei os exercícios de Matemática sobre funções”. Quando você controla melhor o tempo gasto em cada matéria e sabe quando está chegando ao fim de uma tarefa, a sua eficiência aumenta e você fica mais compenetrado.

2- Preste atenção nas aulas

Hoje em dia, temos distrações diversas até mesmo em sala de aula. Por isso, celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos que não serão usados devem ser guardados.

Anote o que você considerar importante e pergunte ao professor sempre que surgir alguma dúvida para que fique mais fácil acompanhar o raciocínio. Também é importante que você tente focar o seu pensamento e redirecione a atenção ao que está acontecendo ao seu redor. Sabemos que é difícil, pois pensamos em mil coisas ao mesmo tempo durante todo o dia, porém, é importante que você se esforce e não sonhe acordado durante a aula para absorver todas as informações.

3- Não acumule matéria

Para isso, você precisa se organizar e fazer um cronograma das disciplinas com as datas das provas e as atividades a serem entregues caso o professor não entregue um plano do curso. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar o seu tempo.

Evite estudar para provas com apenas um dia de antecedência e não deixe nada para última hora. Fazer tudo antecipadamente e com tranquilidade lhe deixará mais confiante.

4- Não procrastine

Procrastinar quer dizer deixar para depois e adiar. Isso acontece quando, por exemplo, você precisa fazer um trabalho, mas não sabe por onde começar, acaba se distraindo com outras coisas e posterga a tarefa.

Se você tem esse hábito de enrolar, aposte no brainstorm: após pesquisar sobre o assunto, tente escrever o conteúdo com suas palavras, pode até ser em forma de tópicos. Então, aos poucos, organize as ideias e estruture o texto, sempre tendo um apoio teórico do que foi ensinado em sala de aula.

No caso de exercícios e pequenas atividades, evite fazê-los assim que chegar da aula e quando estiver cansado. Destine, por exemplo, uma hora do dia seguinte para focar neles.

5- Tenha motivação

Tenha perseverança e não desista! Pense menos nas dificuldades e nas falhas; fique feliz com as pequenas vitórias.

Pode parecer clichê, mas funciona. Não se preocupe se você não rendeu muito nos estudos hoje, o que não quer dizer que amanhã acontecerá o mesmo.

Objetivos ajudam a permanecer focado. Portanto, não desanime e mantenha o ritmo.

6- Regule o seu sono

Dormir bem é essencial para melhorar a concentração, a memória e, consequentemente, o desempenho nos estudos, além de deixar mais bem disposto para realizar as tarefas do dia a dia. Lembre-se de relaxar e fazer pausas durante os estudos. Descansar o corpo e a mente é importante para não se sobrecarregar.

Fonte – Fumec