O curso de graduação é uma etapa importante da educação estudantil, porque além de conhecimento teórico, ele permite que o estudante tenha os primeiros contatos com a área de atuação escolhida. Mas atualmente não pode parar por aí. É preciso que você busque complementar o currículo e valorizá-lo.

Quer incrementar seu currículo durante e após seu curso para agregar mais valor à graduação? A seguir, saiba como!

A universidade não oferece apenas as aulas regulares de graduação e de monitoria. Alguns professores organizam grupos de estudo sobre alguma linha de pesquisa e convida os estudantes para participarem de discussões ao longo do semestre.

Assim como no caso da iniciação científica, essa é a oportunidade que você tem de se aprofundar em um assunto e de verificar sua aptidão para a carreira acadêmica. Além disso, a participação em grupos de estudo ajuda você a desenvolver o senso de responsabilidade, a interação construtiva e as suas habilidades sociais. Todas essas características valem muito na hora de conquistar uma posição no mercado.

Assista a palestras, feiras e congressos

As palestras, feiras e congressos não são importantes apenas porque apresentam discussões e conhecimento relacionados à graduação. Elas oferecem uma excelente oportunidade para você expandir sua rede de contatos.

Aproveite essas ocasiões para apresentar seus próprios trabalhos acadêmicos. O famoso networking não custa nada e pode abrir muitas portas de sua carreira.

Aprenda uma ou mais línguas estrangeiras

Cursos extracurriculares agregam muito valor à graduação. Uma das atividades mais importantes é o aprendizado de uma língua estrangeira.

A fluência em inglês e espanhol já são praticamente pré-requisitos para a maioria das profissões. Sem falar que uma segunda ou terceira língua pode ser a oportunidade para uma carreira internacional.

Faça intercâmbio

Por falar em experiência internacional, o intercâmbio é uma ótima oportunidade de incrementar sua graduação. Você pode realizar um intercâmbio acadêmico e estudar um semestre em outro país ou aproveitar as férias para um curso de línguas. A vivência longe de casa mostra maturidade, autonomia e deixa o currículo mais rico.

Realize um trabalho voluntário

O trabalho voluntário conta ponto, especialmente no currículo de quem ainda está em início de carreira. Dedicar parte do seu tempo para ajudar as pessoas mostra sua empatia, seu engajamento e sua capacidade de conviver com as diferenças.

Invista em uma pós-graduação

A pós-graduação é uma alternativa para agregar valor à graduação, mesmo após a conclusão do curso. São duas modalidades: strictu sensu e lacto senso.

Enquanto a primeira oferece os cursos de especialização e MBA, o strictu senso tem os cursos de mestrado acadêmico, profissional e doutorado. Conhecimento nunca é demais e a pós-graduação mantém você atualizado em sua área de atuação, ajudando você a descobrir outras competências e também oferece a possibilidade de incrementar sua rede de contato.

Fonte: Fumec