O começo do ano já vem acompanhado daquele clima de volta às aulas e para os calouros da graduação, principalmente, bate um frio na barriga e há grande preocupação com os desafios que serão encontrados nesta nova fase da vida acadêmica.

Não se assuste, mas o dia a dia na faculdade é muito diferente do que você já está acostumado, então, já comece a se preparar! As aulas terão um ritmo mais rápido, o conteúdo será mais denso, há muitas leituras extras, os horários de aula são instáveis, os trabalhos serão mais rigorosos, assim como os professores. Você terá mais autonomia e amadurecerá muito durante a graduação.

Quer se dar bem nas aulas na faculdade, mesmo depois de passar muito tempo procrastinando durantes as férias? Veja as nossas 5 dicas que preparamos para você!

1. Não tenha pressa

Não precisa voltar à rotina de estudos de forma abrupta. Faça isso progressivamente e respeite o seu ritmo.

Leia os programas das disciplinas e entenda sobre o que cada matéria se trata. Já nos primeiros dias de aula, os professores entregarão o calendário das aulas contando datas de provas, trabalhos e seminários.

Portanto, fique atento e não deixe nada para última hora. Se o conteúdo acumular demais, você ficará perdido entre tantas tarefas e acabará sobrecarregado. Uma boa dica é estudar uma hora por dia durante as primeiras semanas de aulas, depois passar para duas horas de estudo diárias e, aos poucos, retomar a rotina regular.

2. Descanse

Não vá querer fazer tudo de uma vez. Pode ser que você se empolgue com as disciplinas e queira ler todos os textos do cronograma de uma vez para se inteirar do assunto.

Ou então você pode acabar se preocupando e achando que não dará conta de fazer todos aqueles trabalhos e tentará executar tudo de uma vez só. Não coloque o carro em frente aos bois!

Descansar regularmente é tão importante quanto estudar. Afinal, você não pode comprometer a sua capacidade de compreender e fixar as informações obtidas durante o estudo.

3. Crie metas de estudos

Estudar fica fácil quando você traça metas de estudo. Por exemplo: estudar uma disciplina por dia, fazer os exercícios do livro até a página x.

Planejar os estudos faz com que o conteúdo seja melhor assimilado e cumprir as metas dará mais satisfação. Caso você não tenha entendido direito algum conteúdo, não hesite em voltar nele e reler quantas vezes for preciso.

Aproveite para dar recompensas a si mesmo quando cumprir suas metas de estudo. Você pode escolher qualquer compensação, como se dar um pequeno presente ou ir àquela festa tão esperada na sexta-feira.

4. Mantenha-se focado em seus objetivos

Qual carreira você quer seguir? O que te motivou a escolher esta profissão? Lembre-se sempre do que você almeja para o seu futuro profissional e pessoal, pense que é preciso ter dedicação para alcançar os seus sonhos. Esta é uma boa forma de adquirir energia para voltar à rotina padrão de estudos e concentrar-se à sua vida acadêmica. Em breve, você colherá os frutos proporcionados pelo seu esforço e trabalho duro.

5. Aproveite as novidades oferecidas pelas Universidades

Por fim, não se esqueça de tirar um tempo para você e ter novas experiências. Faça novos amigos, frequente lugares diferentes, conheça pessoas experientes e acrescente ao seu dia a dia coisas que manterão a sua motivação.

Uma outra boa opção é praticar exercícios físicos para manter o bom funcionamento do organismo e melhorar a memória. Nada de se confinar no quarto e ser sedentário. Tomar este tipo de atitude lhe impulsionará a melhorar nos estudos, não deixará que a sua rotina fique chata e ainda melhorará a sua qualidade de vida.

Fonte: Fumec