Mais do que simplesmente um preenchimento de currículo ou um período de transição entre os estudos e sua carreira profissional, a realização de um estágio é um momento de grande aprendizado. O estagiário aprende em seu dia a dia sobre a realidade de sua área de atuação, sobre os profissionais desse mercado e sobre a ética de trabalho necessária para uma carreira promissora.

Mas como aproveitar ao máximo essas oportunidades? Qual é a melhor forma de fazer valer seu estágio? Veja nossas dicas!

1- Absorva o máximo de conhecimento

Estágios são oportunidades de aprendizado. Você deve encarar dessa forma essa importante experiência para sua carreira. Assim, escolha instituições que estão efetivamente preocupadas em capacitar pessoas, desenvolver habilidades e cultivar o conhecimento de um profissional. Fuja de estágios em que você faz apenas serviços administrativos e burocráticos, que nada têm a ver com sua área de formação.

2- Não tenha medo de errar

Como acontece em todo processo de aprendizado, haverá momentos de erros e de acertos. Não deixe os erros lhe desmotivarem ou frustrarem. Eles fazem parte desse processo e devem ser encarados como oportunidades.

Estagiários excessivamente preocupados com o medo de falhar deixam de desenvolver suas potencialidades.

3- Esteja disposto a receber críticas e feedback

Acompanhando os erros, há também críticas e feedback de seus supervisores de estágio. Nem sempre essas críticas serão construtivas ou demonstradas de forma adequada. Mas é preciso maturidade e paciência para encarar esse tipo de feedback de forma mais propositiva, aprimorando suas atitudes e trabalho no ambiente do estágio.

4- Realize estágio em suas áreas de interesse

Muitas vezes, seja por vontade de entrar no mercado de trabalho, seja por necessidades financeiras, aceitamos qualquer oportunidade de estágio que aparece, ainda que não seja em nossa área de interesse. Além de fechar algumas portas para outras oportunidades mais interessantes que possam aparecer, esse tipo de atitude é extremamente frustrante e desanimadora. Procure áreas em que você efetivamente tenha interesse de atuar!

5- Entenda as expectativas de seus supervisores de estágio

Saber exatamente o que seu chefe espera de você é um dos mais importantes pontos para ter um estágio bem-sucedido. Isso pode ser feito de maneira simples, por meio de uma conversa já no momento de entrevista e seleção de estagiários, mas também por meio de reuniões de desenvolvimento e avaliações de desempenho.

6- Passe por diferentes setores

Quanto mais atividades você exercer e mais setores de uma mesma organização você conhecer, melhor será a qualidade do aprendizado em um estágio. Hoje em dia, essa versatilidade prática do profissional é muito valorizada, por isso é importante entrar em contato com diferentes áreas, processos, pessoas e demandas.

7- Verifique os planos de carreira

Bons estágios são aqueles que também oferecem oportunidades de continuar na empresa. Normalmente, há mais chances de contratação a partir de um estágio já realizado na empresa, do que em uma seleção na qual você não é conhecido pelo mercado.

Assim, quanto melhores os planos de carreira para estagiários, maiores serão as chances de aproveitar seu estágio para se inserir diretamente no mercado de trabalho. Siga essas dicas para fazer de seu estágio uma experiência produtiva, inesquecível e fundamental para sua carreira.

Fonte: Fumec