A biblioteca pode se tornar um local especial ao ingressar na faculdade. Lá é como um refúgio silencioso e organizado para estudar, fazer pesquisas e leituras individuais.

O estudante pode usar também as salas privadas para realizar atividades em grupo. Com tantos recursos disponíveis, grande acervo e ambiente agradável, você pode tornar a biblioteca a sua segunda casa.

Sabia que, segundo pesquisas, existe uma clara relação entre a frequência do estudante à biblioteca e seu desempenho na sala de aula? Veja por que um local que disponibiliza livros, pesquisas, revistas, mapas e materiais multimídia pode ser uma ferramenta importante para o seu processo de aprendizagem!

Concentrar e manter o foco

As distrações estão por toda parte, mas na biblioteca elas se tornam menores. Assim, é possível se concentrar e realizar a tarefa mais rapidamente.

Em geral, pensamos na biblioteca como um local para ler, estudar e fazer trabalhos, não como um ambiente de diversão. Nosso cérebro entende que, quando estamos lá, temos que manter o foco na tarefa que precisa ser executada.

Ter todo tipo de conteúdo perto de você

Estudar ou fazer trabalhos na biblioteca possibilita ao estudante encontrar materiais que o ajudarão em pesquisas, a tirar dúvidas e a complementar uma atividade. Se não souber onde encontrar, é só pedir ajuda a um bibliotecário, o profissional pode fornecer materiais que vão além da sua expectativa.

Material confiável para pesquisas

É comum usar a internet como principal recurso para pesquisas. No entanto, é preciso cuidado para checar o conteúdo encontrado, já que existem muitas informações falsas ou inadequadas na web. Utilize as melhores fontes para que seu trabalho tenha credibilidade e conte com informações corretas.

Usufruir de um espaço adequado para trabalhos em grupo

A vida do universitário é rodeada de trabalhos. Quando a tarefa for em grupo, as salas privadas podem proporcionar o ambiente certo para uma reunião.

Por ser um lugar silencioso que exige ordem e respeito, fica mais fácil se concentrar na atividade a ser discutida, evitando conversas aleatórias. No entanto, para ter uma boa experiência é preciso respeitar as regras, evitando conversas paralelas e distrações, como o celular e redes sociais.

Adquirir o hábito de pesquisa e de estudo

Frequentar a biblioteca e usar o acervo que é disponibilizado ajuda a melhorar o senso crítico, aumentar o conhecimento, conhecer novos pontos de vista e criar o hábito de estudar e pesquisar por interesse próprio. O estudante pode ir além do que aprendeu na sala de aula e complementar a visão que foi passada pelo professor.

Fazer empréstimo de livros

Aproveite seu momento como estudante universitário e desfrute dos recursos da biblioteca. Ela possui um acervo repleto de materiais que podem ajudar na sua formação.

Peça indicação de livros aos professores e converse com o bibliotecário para saber onde procurar temas do seu interesse. Agora você já sabe que a biblioteca é um importante recurso que pode ajudá-lo no período em que estiver na faculdade.

Fonte: Fumec