Alunos sentados na sala de aula enquanto o professor explica a matéria é um cenário comum no cotidiano da maioria dos estudantes, mas a realidade é que o melhor jeito de tirar boas notas e aproveitar os estudos sem perder parte das férias é prestando atenção nas aulas. 

Quer fazer o seu tempo se mais produtivo e preparar-se melhor para os exames finais? Acompanhe o nosso artigo e absorva completamente o conteúdo lecionado!

1- Dormir o suficiente

Ter uma boa noite de sono é muito importante para aumentar a sua concentração no dia seguinte. Se você dorme muito tarde e acorda muito cedo, o cérebro não descansa por completo, logo, não tem café que ative o seu foco durante as atividades diárias.

Mas atenção: dormir em excesso também afeta o seu cansaço mental. Se você dorme horas a mais do que o seu corpo precisa, é bem provável que se sinta cansado ao longo do dia. O ideal é buscar o equilíbrio.

2- Evitar distrações

A coisa mais simples que pode ser feita para ajudá-lo a se concentrar na aula é ficar longe das distrações que estão impedindo a sua concentração. Tente perceber o que está tirando o seu foco, assim, fica mais fácil se livrar do problema.

Há muitas coisas que podem estar levando o seu foco para longe da sala de aula. Tente ser mais consciente do que você está fazendo quando parar de prestar atenção. Uma vez que souber o que é, poderá encontrar uma maneira de se livrar disso.

3- Manter o foco no presente

É preciso evitar ao máximo que seus pensamentos voem para longe. Mantenha sua mente no presente e guarde seus outros pensamentos para mais tarde. Isso é difícil de fazer, mas não é impossível. Pensamentos que distraem a atenção na aula incluem: jogos; planos ou afazeres; namorados, amigos e família; ou divagações sobre filmes, livros e viagens.

Aprenda a recapturar o foco e assim que se pegar pensando em outra coisa que não seja a matéria da aula, obrigue-se a dirigir o foco para os estudos novamente. Repita as palavras ditas pelo professor mentalmente. Esse exercício se tornará um hábito até que você finalmente domine os seus pensamentos.

Preocupação com avaliações

Mesmo que, de repente, você comece a viajar sobre a prova da semana que vem, será necessário interromper o pensamento e focar no presente e no que está acontecendo agora. É até importante se preocupar com exames, mas ao fazer isso durante a classe, estará deixando de absorver as informações necessárias para ir bem nele.

4- Sentar-se na frente

Esqueça o estereótipo de que só os “nerds” se sentam na primeira fileira da sala. A verdade é que, se você se sentar na frente, será mais difícil se distrair. Fora que ficar perto do professor também dará aquele receio de ficar no Whatsapp durante a explicação da matéria.

5- Cuidar do próprio corpo

Três coisas são essenciais para melhorar a sua atenção na sala de aula — alimentação, hidratação e exercícios físicos. Confira:

  • Alimentação: frutas e vegetais melhoram a capacidade do foco e da memorização do seu cérebro;
  • Hidratação: todo corpo precisa de água para funcionar corretamente, então consuma líquidos sempre que possível;
  • Exercícios físicos: como as atividades físicas ajudam a aliviar a tensão, contribuem também para melhorar o foco, já que seu corpo estará mais relaxado.

Fonte: Fumec