A presença de aparelhos e recursos tecnológicos é uma realidade dos nossos tempos.

Encontrar pessoas com seus smartphones em mãos, computadores e tablets já não é mais novidade em empresas, escolas e lojas. Mas o que muita gente não sabe, é que esse aparato todo pode ser um importante auxiliar para os jovens entenderem melhor matérias e conteúdos.

Ficou curioso? Confira a seguir como usar a tecnologia a favor dos estudos!

Aplicativos de celular

Dificilmente encontramos alguém que não tenha um smartphone e entre os mais jovens isso é mais raro ainda. O aparelhinho que está quase o tempo todo conectado, em geral nos bate-papos, pode ser uma ferramenta importante de estudo.

Nas lojas de download de aplicativos, há diversas opções para quem deseja estudar línguas, como inglês, francês, espanhol e alemão. Além disso, é possível estudar matérias específicas como português e matemática ou resolver exercícios de vestibular ou Enem para aprimorar o conteúdo estudado. O melhor dessas ferramentas é que elas são simples, práticas e todos já estão habituados a usar apps.

Grupos de discussão do Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo, mas muito além de postar fotos e curtir o status dos amigos, você pode usar os grupos para estudar. Isso mesmo, com uma grande variedade de grupos de discussão, é possível conversar e compartilhar conhecimento com pessoas de todo o mundo sobre temas ou matérias importantes.

Esclarecer dúvidas, acompanhar o conteúdo que os integrantes postam, as dicas de livros, links e vídeos. Em muitos desses grupos, há professores participando. Com isso, de forma descontraída você conseguirá explicações super valiosas.

Blogs e a tecnologia a favor da educação

Os blogs são ferramentas muito comuns, praticamente todo mundo tem o seu favorito que trata de algum tema que seja do seu interesse. Mas você já pensou em criar o seu próprio?

Com diversas opções de ferramentas gratuitas para a criação de blogs, todos podem criar o seu próprio. Como o assunto é educação, criar um blog ajuda a treinar redação, pois você precisará escrever para alimentar e, devido ao fácil compartilhamento, pode enviar os seus artigos para os amigos e receber um feedback. Com isso, o treinamento para inevitáveis redações já estará fortalecido.

Podcast é um ferramenta importante para educação

Os podcasts, que são gravações digitais transmitidas por meio de ferramentas apropriadas, podem ser grandes amigos dos estudantes. Devido à facilidade de ouvir do próprio smartphone em qualquer lugar, é possível acompanhar explicações sobre geografia, história e português dentro do ônibus ou caminhando, por exemplo.

Por ser um arquivo de áudio tudo é mais simplificado, é como se o professor estivesse apresentando a matéria para a turma. Mas os podcasts vão muito além dos específicos de matérias, por exemplo, você pode acompanhar publicação de jornalistas, economistas ou de temas diversos, como cultura.

Viu como há diversas formas de usar a tecnologia a favor da educação? Faça uma pesquisa, teste ferramentas e veja com quais delas você consegue melhores resultados. Pare de enrolar e comece a estudar já!

Fonte: Fumec