People and education, college students meeting and doing homework together in park

Sair do Ensino Médio e entrar na faculdade é um grande desafio. Deixamos de conviver diariamente com amigos de longa data e entramos em um ambiente completamente novo, cheio de pessoas desconhecidas.Essa mudança pode ser muito angustiante, principalmente para pessoas tímidas ou inseguras. Fazer amigos na faculdade é um desafio e tanto para quem não tem facilidade nessa área ou não é extrovertida.

Como fazer amigos na faculdade? Confira a nossa lista com 5 dicas!

1. Entenda: você não é o único

Até as pessoas mais extrovertidas e fazem amigos na faculdade facilmente se sentem inseguras quando adentram um ambiente desconhecido. Isso é normal! Saber que todos os calouros, assim como você, também não conhecem ninguém e estão tentando se enturmar, faz com que você fique menos ansioso e mais propenso a deixar que novas amizades entrem em sua vida.

2. Não se esconda em seu casulo

Por mais tímido que você seja, faça um esforço e tente não se isolar. A maioria das faculdades organizam eventos e festas para recepcionar os calouros.

Participe! Você terá oportunidade de conhecer melhor seus colegas e calouros de outros cursos.

Se você está cursando uma faculdade em uma cidade que não é a sua e mora em uma república, resista à tentação de ficar fechado em seu quarto. Conviva com as pessoas que moram com você, frequente as áreas comuns da casa e converse.

Repúblicas

A maioria dos estudantes que moram em repúblicas também está longe de casa. Vocês podem sair para conhecer a cidade juntos, por exemplo. Explorar novos ambientes junto com outras pessoas é uma ótima maneira de começar amizades!

3. Educação e gentileza sempre

Todos concordam que ficar perto de alguém ranzinza e mal educado é um baixo astral só. Claro, todos temos nossos dias ruins, de mal humor e azedume.

Porém, se esse é o seu jeito de lidar com a vida todos os dias, é bom parar e refletir o porquê de sempre levantar da cama com o pé esquerdo. Ser gentil e educado com todos, cumprimentar as pessoas ao chegar em algum local e parar de reclamar e se queixar de tudo pode fazer uma revolução positiva em sua vida!

Você fica mais receptivo e aberto a novas amizades e as pessoas notam isso. Experimente.

4. Participe de grupos de discussão e clubes

A maioria das faculdades possui grupos de discussão e clubes para juntar alunos que tenham interesses em comum. Você gosta de discutir filosofia? Artes?

É apaixonado por vôlei? Histórias em quadrinhos? Seja quais forem os seus interesses, busque pessoas que compartilhem dos mesmos.

Gostar de algo em comum estreita os laços e fortalece relações. Vale até mesmo grupos no Facebook ou em alguma outra rede social.

5. Seja você mesmo

Por mais que você queira fazer amigos na faculdade rápido, tente ao máximo não entrar em uma paranoia com isso. Essas dicas acima são muito válidas e valem o esforço, mas jamais vá contra sua essência e tente ser alguém que você não é.

Tentar ser mais receptivo e pró-ativo na hora de fazer amizades é muito benéfico, mas não force a barra! Relaxe, deixe que as coisas fluam e amigos verdadeiros da faculdade aparecerão.

Você já está na universidade? Compartilhe sua experiência conosco!

Fonte: Fumec