Depois de todo o esforço e dedicação finalmente chegou o grande dia de começar a universidade. Há um misto de ansiedade, expectativa, curiosidade e aquele friozinho na barriga de algo que está começando e foi muito esperado. Agora você fará parte de um mundo diferente da escola, ganhará novos amigos e ampliará os seus conhecimentos. Como enfrentar a primeira semana de aula na faculdade? Para que tudo corra bem, saiba o que esperar no nosso artigo de hoje!

1- Qual é a sua sala?

Se possível, saiba com antecedência qual é o número da sua sala. No primeiro dia de aula, se não souber a localização exata, pergunte para algum aluno veterano ou funcionário da instituição. Não se intimide, as pessoas certamente lhe ajudarão.

2- Onde ficam os locais essenciais?

Saber onde fica o banheiro, a secretaria do curso, o refeitório será essencial e você precisará desses locais já na primeira semana. Novamente, vale perguntar a alunos ou funcionários, mas também reparar nas placas indicativas. No começo, será bem normal você ir para a direita quando deveria ir para a esquerda, mas tudo vai ficando mais claro com o tempo.

3- Como fazer amigos?

Fique tranquilo se você voltar para casa e não tiver feito nenhuma amizade. Você não é um ET ou antissocial, apenas está iniciando uma nova trajetória e precisará de um tempo para conhecer o pessoal e fazer grandes amizades.

4- Devo levar um caderno e caneta?

Alguns professores podem passar referências e informações na primeira semana de aula, então ter um caderno ou bloco de anotações e caneta à mão será fundamental. O mais indicado, pelo menos nesse primeiro momento, é não levar tablet ou usar o celular para tomar nota. Há professores que tendem a não aceitar bem essas tecnologias em suas aulas, por isso, inicialmente fique com o tradicional papel.

5- Na universidade as regras são diferentes da escola?

Na escola você estava acostumado a pedir permissão para tudo, ir beber água, ao banheiro, sair da sala. Na faculdade é diferente, a responsabilidade é apenas sua. Mas se na primeira semana você ainda tiver algum desses costumes e pedir para o professor, não se preocupe, é algo natural que logo logo você vai mudar. Afinal, todos são a favor da liberdade e do bom senso na faculdade.

Fique atento: essa regra vale para a maioria dos professores. Alguns ainda gostam que você peça licença e outros nem permitem que você saia da sala de aula. Procure conhecer o seu professor e a forma que ele gosta de trabalhar com a turma.

6- Participar ou não do trote?

O trote do primeiro dia de aula da faculdade ocorre praticamente em todas as instituições, mas se você não quiser participar apenas não faça parte, a escolha é inteiramente sua! Também não acredite que só porque não participou desse momento que nunca ninguém irá gostar de você, o trote é apenas um dia. Você terá de quatro a seis anos de convivência com as mesmas pessoas para que haja entrosamento.

7- Devo levar dinheiro?

Levar um pouco de dinheiro será importante se quiser comprar um lanche ou água. Você também perceberá que, na rotina da faculdade, haverá muitas solicitações de Xerox de material para estudo.

Sim, isso pode ocorrer desde o primeiro dia de aula, portanto esteja preparado. Relaxe, a primeira semana de aula na universidade pode ser um pouco tenso, mas com o tempo você perceberá que o período acadêmico será um dos melhores da sua vida.

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe o seu comentário!

Fonte: Fumec