Você já deve estar cansado de saber sobre a importância da língua inglesa nos dias atuais.

Além de ser a oficial de mais de 75 países, o inglês é fundamental em um mundo globalizado, seja no âmbito profissional, onde a maioria das empresas dá preferência às pessoas bilíngues, ou socialmente, visto que possuir fluência no inglês proporciona conhecimento acerca de outras culturas, permite acesso a conteúdos internacionais e possibilita a interação entre pessoas de diferentes países. Porém, para muitos, aprender outro idioma é muito difícil, pois demanda tempo e persistência.

Esse é o seu caso? Confira algumas dicas para conciliar suas atividades do dia a dia com o estudo de inglês e utilizar o seu período ocioso para aprofundar o seu conhecimento na língua, colocando em prática aquilo que você deseja aprender!

Defina o seu nível de fluência no inglês

Em primeiro lugar, você deve fazer um teste de nivelamento, que avaliará os seus conhecimentos e determinará qual é o seu nível de inglês — básico, intermediário ou avançado. A partir disso, é possível traçar objetivos, delimitar quais pontos devem ser aperfeiçoados e em quais aspectos você encontra mais dificuldade.

Aprenda a utilizar o tempo livre

Seja no ônibus, na academia ou em qualquer outro lugar em que você esteja, há várias maneiras de praticar a fluência no inglês. Sabe aquela música que você adora? Ela pode ser muito útil!

Preste atenção em como as palavras são pronunciadas. Depois, acompanhe a tradução enquanto ouve, pois assim fica mais fácil associar as palavras ao seu significado toda vez que você escutar a música. Baixe também podcasts que sejam de seu interesse e coloque-os em seu celular para que você possa escutá-los a qualquer hora do dia.

Leia em inglês

Procure ler em inglês livros que você já tenha lido em português. Por você já saber a história, fica mais fácil não se perder com palavras desconhecidas e contextualizá-las. Uma boa opção é fazer a leitura de livros juvenis, pois eles possuem uma linguagem simples e compreensível. Além disso, dependendo do seu nível de fluência, você pode optar por jornais como o The New York Time e revistas, como a National Geographic ou qualquer outra de sua preferência!

Assista a filmes e a seriados com legendas em inglês

Essa é uma maneira de treinar a fluência no inglês de forma divertida e relaxada. Ver filmes e séries que você já conhece, tanto sem legenda quanto com legenda nesse idioma, ajudará a treinar a audição (listening) e a leitura (reading).

Peça a ajuda de um amigo para estudar inglês

Peça para um amigo que tenha fluência no inglês lhe ajudar (pode ser uma pessoa do trabalho ou da faculdade, por exemplo). Mas lembre-se: deve ser alguém com quem você se sinta confortável, pois muitos têm vergonha de falar outra língua em público.

Ter o apoio de um amigo é importante e pode proporcionar encorajamento, fazendo com que você perca o medo de errar! Tire um dia na semana para conversar com seu colega apenas nessa língua. Isso fará com que você se acostume a se comunicar em outro idioma.

Treine a escrita em inglês

Que tal fazer um diário em forma de blog e descrever algumas situações do seu dia a dia em inglês? Outra opção é escolher temas e fazer uma pequena redação por dia.

Tenha em mãos uma boa gramática que auxilie na correção de seus textos e dicionários, como o de Cambridge. Existem também alguns dicionários disponíveis em aplicativos para celular.

Por fim, utilize sempre a internet a seu favor! Um ótimo site muito utilizado por estudantes que querem aprender um novo idioma é o Livemocha, uma rede social internacional que dispõe de lições audiovisuais e download de textos que complementarão os seus estudos.

Fonte: Fumec