Vamos ser sinceros: deixar para depois aquelas tarefas que podem esperar um pouquinho é bastante tentador… até o momento em que o prazo vai chegando e você não tem escolha a não ser terminar tudo em tempo recorde.

Não se engane, isso apenas prejudica o rendimento e a gestão do tempo como um todo. Quando você começar a realizar as coisas com folga no prazo e dedicando melhor à cada tarefa, vai notar que deixar para a ultima hora é, na verdade, uma péssima ideia.

Mas o que fazer quando bate aquela preguiça e o cansaço do dia a dia? Veja algumas dicas para fugir da procrastinação e se tornar muito mais eficiente e produtivo!

Elimine as distrações

Para começar, vamos minimizar os fatores externos que podem levar as pessoas a mudar o foco e a abandonar tarefas sem sequer notar o que estão fazendo. Pois é verdade, nem toda procrastinação é proposital e algumas pessoas são distraídas o bastante para deixar tarefas pela metade.

Se estiver fazendo alguma tarefa online, mantenha o menor número possível de abas abertas no navegador e somente aquelas necessárias para a tarefa em questão. Se for possível, não abra o navegador e desative aplicativos com notificações — inclusive no seu smartphone! Fique um pouco offline, não faz mal a ninguém.

Quebre tarefas grandes em tarefas menores

Se você precisa ler um livro, considere prazos para cada capítulo, em vez de determinar uma data final para o volume inteiro. Dessa forma, é possível detectar quando for acontecer algum atraso e a sensação de cumprir um passo lhe deixa mais motivado para continuar até o próximo, ajudando a cumprir tarefas grandes com menos esforço.

Crie listas

Muitas tarefas são procrastinadas porque você, simplesmente, não lembrou dela ou se preocupou mais com outras. Isso é comum, mas a desorganização não tem desculpas.

Crie listas de tarefas e vá riscando as que foram cumpridas para ter sempre a visão do que já foi concluído e do que ainda deve ser feito. Mantenha a lista no seu campo de visão.

Listas de papel feitas à mão ajudam a raciocinar e a controlar a sua rotina. Deixe um bloco na sua mesa para anotar diariamente todas as aulas que você terá, os livros que precisa ler, trabalhos e pesquisas a realizar. Assim, você tem um histórico para consulta posterior — só não se esqueça de datar as folhas.

Faça o difícil primeiro

Priorize as coisas que você menos gosta de fazer, o que é positivo por vários motivos. Completando as tarefas mais difíceis ou mais desagradáveis primeiro, você evita que elas sejam procrastinadas e ganha bastante motivação.

É muito mais fácil você deixar pra lá algo que não gosta de fazer do que o contrário. Para fugir da procrastinação, deixe agora mesmo um comentário sobre a sua dica de como realizar as tarefas sem deixar para depois.

Fonte: Fumec