A popularização das séries chegou há um tempo no Brasil, de modo que muitos seriados são lançados simultaneamente nos Estados Unidos, país de origem da maioria das séries, e aqui, no Brasil. Há séries para todos os gostos, públicos e faixas etárias. Nosso propósito com esta postagem é trazer as melhores séries voltadas para o meio jurídico, assim, sugerimos 7 séries para estudantes de direito e advogados disponíveis na Netflix.

É bem verdade que muitas séries não agregam quaisquer conhecimentos, não nos fazem refletir sobre qualquer coisa. São apenas passatempos. Tudo bem. Todavia, também é sabido por todos que a rotina atribulada, com os mais diversos afazeres profissionais e pessoais dos estudantes de direito e advogados lhes consumem muito tempo, inclusive o destinado ao lazer. O ideal seria conciliar diversão com algum aprendizado. Mostraremos que sim, é possível aliar aprendizado jurídico e entretenimento com as sugestões de séries abaixo.

7 séries para estudantes de direito e advogados

Estudantes de direito, advogados e demais profissionais da justiça, guaraná e pipoca e vamos a elas!

1 – HOW TO GET AWAY WITH MURDER

Nossa primeira sugestão é a série How to get away with murder, nota 8,3 no IMDb (um do sites mais populares de avaliação de conteúdo de TV).

É um dos principais sucessos da TV americana na atualidade. A série conta a história de quatro calouros do curso de Direito que se esforçam para impressionar a sedutora e imponente professora de Direito Penal Annalise Keating, vivida pela atriz Viola Davis. Os jovens passam a trabalhar com Annalise em seu conceituado escritório, na Flórida, e logo são envolvidos numa misteriosa e chocante trama de assassinato e conspiração.

Produzida pela criadora do sucesso Grey’s Anatomy e Scandal, Shonda Rhimes, How to Get Away with Murder é um drama denso, repleto de reviravoltas chocantes, que vão manter a audiência presa do começo ao fim. A performance de Viola Davis como a protagonista Annalise Keating, inclusive, lhe rendeu um Emmy de melhor atriz, vindo a se tornar a primeira atriz negra a levar o prêmio, em 2015.

A séria prende a atenção do início ao fim e a advogada, Annalise Keating, com maestria, ensina aos pupilos como dar reviravoltas em casos que pareciam perdidos.

HTGAWM está na terceira temporada, com 45 episódios.

2 – SUITS

Suits, nossa segunda sugestão tem nota 8,7 no IMDb e estreou em 2011, nos EUA.

Este drama legal é um dos maiores sucessos da TV a cabo americana. Suits conta a história de Mike Ross (Patrick J. Adams), um jovem que abandonou a faculdade de Direito, apesar de sua inteligência e sagacidade. Mesmo assim, ele convence Harvey Specter, um dos principais advogados de Manhattan, a lhe dar um emprego em seu renomado escritório, “Perason & Hardman”. Mesmo sendo um advogado tão competente, Harvey irá aprender com sua nova dupla a ver seus clientes de outra maneira.

A série está na sua sexta temporada com 78 episódios. As 3 primeiras temporadas podem ser acessadas pelo Netflix. Os fãs aguardam ansiosos para que as demais temporadas venham a ser adicionadas no futuro, próximo.

3 – THE GOOD WIFE

A terceira sugestão de série para os estudantes e profissionais do direito é The good wife, com nota 8,3 no IMDb.

Alicia (Julianna Margulies), personagem principal da trama, passa por uma humilhação pública quando seu marido, o procurador Peter Florrick (Chris Noth), é envolvido em um escândalo sexual e político. Após a prisão de Peter, ela precisa deixar a sua vida de dona de casa para sustentar os seus filhos. Alicia consegue uma vaga na firma de advocacia de Will Gardner (Josh Charles), um antigo colega da universidade, mas logo irá enfrentar a competição com jovens advogados, como o ambicioso Cary Agos (Matt Czuchry).

The good wife chama a atenção por retratar a dura e competitiva realidade do mercado de trabalho jurídico, para Alicia, o fato de ter ficado anos afastada da profissão, é um fator complicador.

A série está na sétima temporada, e conta com 156 episódios.

4 – BETTER CALL SAUL

A quarta indicação é uma produção de sucesso da Netflix, Better call saul, estreou em 2015, e tem nota 8,8 no IMDB – a maior nota entre as séries para estudantes de direito e advogados aqui indicados.

A série é derivada do sucesso Breaking Bad. Ambientada seis anos antes de Saul Goodman (Bob Odenkirk) conhecer Walter White – personagem principal de BB. Quando o conhecemos, o homem que se tornará Saul Goodman é conhecido como Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas procurando o próprio destino e, mais imediatamente, tentando acertar sua vida financeira. Trabalhando ora junto a ele e ora contra, está Mike Erhmantraut (Jonathan Banks). A série acompanhará a transformação de Jimmy em Saul Goodman, o homem que coloca “criminosos” dentro da “lei”.

Better call saul está na sua terceira temporada e conta com 23 episódios.

5 – LAW & ORDER: THE SPECIAL VICTIMS UNIT

Law & order: the Special Victims Unit, nossa quinta indicação, é também a mais antiga série desta lista. Estreou no século passado, em 1999. Nota 8,1 no IMDB.

A vida e os desafios da Equipe Especial de Elite do Departamento de Polícia de Nova York. A “Special Victims Unit” (Unidade de Vítimas Especiais) investiga os crimes de caráter sexual, seguindo os passos dos detetives Elliot Stabler (Christopher Meloni) e Olivia Benson (Mariska Hargitay). Com sabedoria, eles precisam ao mesmo tempo balancear os efeitos das investigações em suas vidas pessoais.

A série está na décima sétima temporada, já foram ao ar 389 episódios. Recomendamos ir com calma para não correr o risco de perder nenhum prazo.

6 –SCANDAL

Scandal é a nossa sexta aposta para os estudantes de direito e advogados. A série estreou em 2012, e tem nota 7,9 no IMDb.

Olivia Pope (Kerry Washington) passa seu tempo protegendo a reputação das personalidades estadunidenses da elite, evitando que nasçam grandes escândalos. Após deixar seu trabalho na casa branca, Olívia Pope abre sua própria firma Olivia Pope & Associates, composta por advogados e investigadores chamados para resolver situações que precisam ficar longe da mídia e da curiosidade do público, antes que causem um escândalo.

Para alguns a série se tornou menos “jurídica” e mais dramalhão mexicano nas últimas temporadas, todavia, fica a recomendação.

A série está atualmente na sexta temporada, distribuídos em 106 episódios.

7 – BOSTON LEGAL

Nossa última sugestão de entretenimento jurídico é a série Boston Legal, nota 8,4 no IMDb, cuja estreia ocorreu em 2004. Das séries para estudantes de direito e advogados indicadas Boston Legal menos conhecida da lista pelo público brasileiro.

Boston Legal conta a história de uma grande empresa de advocacia de Boston e da privacidade dos seus advogados, liderada por Alan Shore e Denny Crane, dois grandes amigos. Brad Chase é um jovem advogado que é recrutado para vigiar o sócio sênior Denny, que pode trazer problemas para a firma. Brad logo se vê numa disputa com Alan, de quem ele desconfia do caráter.

Novamente, a trama trata da competitividade, jogo de interesses e disputas dentro dos escritórios de advocacia. Um prato cheio para estudantes que em breve ingressarão na profissão e advogados que nela já atuam.

Boston Legal deixou de ser produzida em 2008 após 5 temporadas, distribuídos em 101 episódios.

Somados o tempo de exibição de todos os episódios das séries para estudantes de direito e advogados sugeridas, teríamos o tempo para uma graduação em direito. Esperamos que as – boas – práticas mostradas nelas sirvam de inspiração para o exercício da advocacia.

Caso tenham mais sugestões de séries para estudantes de direito e advogados para adicionarmos à lista, por favor, citar nos comentários.

Fonte: Atijurídico