Fazer estágio durante a graduação é essencial! Esse é o primeiro passo para conhecer a área de atuação escolhida e vivenciar a rotina da profissão, o que te ajudará a confirmar a sua escolha profissional. Além disso, não adianta ter um extenso conhecimento teórico se você não aplicar o conteúdo aprendido em sala de aula na prática, certo?

Por essa razão, caso você ainda não esteja cursando a faculdade, mas já se preocupa com o seu futuro profissional, iniciar um estágio no início da graduação será muito promissor! É neste período que você irá se preparar adequadamente para o mercado de trabalho e adquirir conhecimentos relativos à área, com pessoas mais experientes e que, mais tarde, até podem se tornar contatos influentes para você.

Interessou-se? Acompanhe algumas dicas de como procurar estágio e comece a trilhar o seu caminho em direção ao mercado de trabalho!

1- Conheça o lugar em que você gostaria de estagiar

Antes de qualquer coisa, faça uma lista com os nomes das empresas para as quais você gostaria de trabalhar. Pesquise na internet sobre elas, acesse o site e redes sociais. Dessa forma, você se informará sobre o ambiente de trabalho, os objetivos da empresa, as qualificações valorizadas por ela, quais são seus valores e qual o tipo de persona que costumam contratar. Isso te deixará mais preparado na hora da entrevista e fará com que você se destaque.

2- Tenha um bom currículo

Mesmo que você ainda não tenha tido nenhuma experiência profissional, não se desespere! No currículo, você também pode citar outros tipos de experiências, como projetos sociais, intercâmbios, cursos e atividades extracurriculares das quais já tenha participado.

Uma dica importante é não mentir, então, não coloque informações qualidades ou situações incoerentes com a sua vida real, pois mentiras, mais cedo ou mais tarde, podem ser descobertas e isso será muito constrangedor, além de pejorativo a sua imagem.

Não se esqueça, também, de sempre manter informações como telefone e e-mail atualizadas, para que possam entrar em contato com você facilmente.

3- Fique ligado na central de estágios da instituição

É importante lembrar que toda Universidade possui sua própria central de estágios, a qual é o setor responsável pela divulgação de ofertas de estágio de departamentos específicos em empresas que possuem convênio e parceria com a instituição. Portanto, atente-se a sua caixa de e-mail e se inscreva nas vagas que mais lhe interessarem.

4- Converse com os professores

Construir uma boa relação com os docentes é muito importante! Demonstrar interesse no curso e ser um bom aluno facilitará na hora de tomar uma atitude e pedir ajuda ao seu professor. Lembre-se que eles já estão no ramo há algum tempo e, provavelmente, conhecem contatos profissionais para os quais eles podem te indicar. Além disso, o professor mesmo pode ter algum projeto na Universidade, como bolsas de iniciação científica, que podem lhe render um estágio mais tarde, caso você se empenhe.

5- Esteja aberto a novas experiências

Lembre-se que, principalmente durante o período da graduação, dinheiro não é tudo. O aprendizado deve ser a sua prioridade. Pode parecer difícil, visto que muitos precisam trabalhar durante o curso, porém, lembre-se que a recompensa pode vir a longo prazo.

É muito melhor você optar por uma boa oportunidade de estágio que pague menos do que preferir um emprego qualquer que tenha uma remuneração maior. Pode até ser que você comece ganhando pouco, mas nada te impede de crescer na empresa e alcançar bons resultados. Além disso, muitos estagiários são efetivados pelas empresas nas quais fazem estágio. Então, essa pode ser uma boa oportunidade de conquistar um primeiro emprego na sua área profissional!

Fonte: Fumec