Você estuda a vida inteira, passa pelo ensino fundamental, sobrevive ao ensino médio, consegue vencer o vestibular… Tudo com a certeza que seu sofrimento está próximo do fim. Depois que você conseguir ser aprovado, a vida de festa, noitadas e muita pegação vai começar. Tudo graças a faculdade. Sua vida vai ser tipo um American Pie da vida real.

Se você é ou já foi universitário, sabe que esse primeiro parágrafo não passa de uma grande mentira e que, na verdade, o sofrimento só começa de verdade, a partir do momento que você passa no vestibular. Confira agora as mentiras que todos acreditávamos antes de nos depararmos com a vida de universitário.

6 – Vai dar tudo certo

Expectativa: Não precisa estudar pra valer, é só ser amigo dos professores

Ah, faculdade é moleza. A gente chega quando quer, vai embora quando quer… Os professores sabem que a vida de universitário é badalada demais para perderem tempo estudando para prova. No fim do semestre eu dou um jeito.

Realidade: Sem tempo para escrever esse título

Você não vai ter tempo para comer, dormir, sair, namorar… Nada. E mesmo assim, se insistir em fazê-lo, vai fazer de consciência pesada, pensando em todos os trabalhos que estão te esperando e das provas da próxima semana. Detalhe: As provas são todas previsíveis, o conteúdo que cai é o mesmo: Lágrimas.

5 – Valerá a pena ir para aula

Expectativa: Você se tornaria alguém super descolado e popular

A mágica da universidade. Aquele pessoal bonito e popular andando pelos corredores, sempre conversando sobre a festa da noite passada, as pessoas dando em cima de você… De repente o mundo passa a ser um lugar mais legal.

Realidade: Ninguém sabe que você existe

Está todo mundo sempre ocupado com as atividades em sala ou os trabalhos para entregar. A maioria das pessoas mal vão na aula e os que vão são sempre chatos e não estão nem aí para o quanto legal e descolado você pode ser.

4 – Uma vida badalada

Expectativa: Um festa por noite

Todo mundo vira amigo de todo mundo e todo dia a festa é na casa de uma pessoa diferente. Tudo regado a muita vodca, pegação, musica alta e todo mundo chapado.

Realidade: Uma festinha por semestre com cerveja barata

A verdade é que todo mundo coloca muita pilha (principalmente no primeiro semestre de faculdade) para as festas e tudo mais, contudo, elas nunca chegam de fato a acontecer. Quando acontecem, é sempre um filminho na casa de alguém, algum churrasco com carne de segunda e cerveja barata e que metade das pessoas que prometeu ir, furou.

3 – Ostentação

Expectativa: Estar sempre dentro dos eventos legais da cidade

Você sempre iria aparecer nas melhores fotos, nos melhores eventos (daqueles que você só entra com convite especial), e todo mundo iria sentir inveja da sua vida cheia de compromissos legais.

Realidade: Seu dinheiro fica todo na xerox

Um fato sobre os universitários: Eles não tem dinheiro. E os poucos que tem, deixam toda a sua grana na xerox da faculdade. A conclusão disso é que você quase nunca vai nos eventos que deseja.

2 – A profissão dos sonhos

Expectativa: Você terá certeza de que fez a escolha certa

Chegando na faculdade, logo nas primeiras aulas você ficará fascinado pelas matérias do seu curso e não se imaginará fazendo outra coisa pelo resto da sua vida.

Realidade: É tudo um saco

Existem algumas exceções, mas a maioria dos cursos só se aprofundam no conteúdo que você entrou sonhando aprender, nos últimos anos. Ou seja, a princípio você ficará preso a um monte de matérias chatas que você não sabe nem para que servem.

1 – Os universitários são os melhores

Expectativa: Todo mundo é legal

As pessoas irã de acolher de braços abertos e será tudo lindo. Vocês se tornarão amigos para valer, dividirão tudo e ajudarão uns aos outros durante o curso.

Realidade: É tudo uma guerra de ego

Primeiramente, ninguém respeita calouros, então você não terá nenhuma relação efetivamente boa com outras pessoas fora da sua turma no primeiro semestre. Porém, quando isso tudo passar, e você se tornar um veterano, perceberá que tem muita gente por ali que não sabe nem o que está fazendo da vida e que a faculdade é uma eterna guerra de egos, regada a muita intriga e fofocas.